A jovem sonhadora que mudou de vida através do empreendedorismo: conheça Thayla Uchôa

Natural da cidade de Amarante do Maranhão, Thayla Cristina Gomes da Rocha Uchôa Galvão nasceu em 31 de outubro de 1993. Filha mais velha entre 6 irmãos, desde muito cedo despertou o interesse em empreender. Quando tinha apenas 02 anos, seus pais enfrentaram uma grave crise no relacionamento, o que gerou a separação do casal. Diante do fim da relação, Thayla e sua mãe se mudaram para Esperantinópolis. Tempos depois, a mãe de Thayla conhece um homem e dá uma nova oportunidade para o amor. Após um período de convivência, o casal decide se casar. Desde a infância Thayla e sua família enfrentaram muitas dificuldades. O pai, que trabalhava como descarregador, viu a necessidade de conseguir mais recursos para conseguir sustentar a família, então conseguiu a oportunidade de se tornar caminhoneiro. Por conta do trabalho, o pai de Thayla passava a maior parte do tempo viajando, mas sempre com o pensamento de que todo sacrifício pela família iria valer a pena. Já a mãe, trabalhava com a quebra de coco e a criação de galinhas para ajudar o marido com as despesas da família. O casal sempre trabalhou arduamente em prol da educação e bem-estar dos filhos.

$ads={1}

Com o espírito empreendedor dentro de si, aos 09 anos Thayla e seu irmão iniciaram os negócios e passaram a trabalhar com vendas de bolos, geladinhos e ovos de galinha. A nova experiência dos irmãos gerou muitos aprendizados. Eles se depararam com vários obstáculos, pois nunca tiveram nenhum contato com vendas e tiveram que aprender a negociar. Apesar dos contratempos, os irmãos tiveram uma boa desenvoltura em suas vendas. Com o passar do tempo, Thayla viu a necessidade de ajudar ainda mais a família e decidiu trabalhar arrumando o cabeleireira e maquiadora e aos 14 anos recebeu a sua primeira proposta de emprego. Já com experiência em vendas, a jovem começou a trabalhar em uma loja de roupas e conseguiu executar o trabalho com muita eficiência, pois sempre foi muito dedicada naquilo que fazia. Seu bom desempenho lhe rendeu uma nova oferta de emprego, dessa vez em uma ótica. A partir daí, a jovem viu surgir cada vez foi mais forte o seu lado empreendedor. Durante o período em que trabalhou com vendas, Thayla adquiriu bastante experiência com suas vivências do dia a dia. Aprendeu a atender os clientes, a se comunicar e realizar vendas com uma ótima desenvoltura. Diante dos bons resultados, a jovem percebeu que o empreendedorismo realmente era o seu lugar.

Tempos depois, Thayla conheceu Brunno Galvão, com quem manteve contato e em seguida iniciou um relacionamento. Apaixonados, em 2013 o casal se uniu em matrimônio. A jovem então mudou-se para Igarapé Grande, cidade em que o marido morava. Vendo o grande potencial da jovem, Brunno recomendou que Thayla cursasse Engenharia Civil. Após muita insistência do marido Thayla decidiu entrar na graduação mesmo não sendo o curso que sonhava, onde posteriormente descobriu que estava no lugar certo. Ainda na faculdade, Thayla teve a sua primeira experiência como empresária, onde montou uma loja de roupas e calçados em Esperantinópolis, a "Ana Bella". Idealizada a partir das experiências da jovem com vendas de roupas para colegas de curso, onde obteve bons resultados, a Thayla então decidiu abrir o seu empreendimento. Com o passar do tempo, a jovem não teve como manter a loja, pois ainda estava na faculdade e não consiguia conciliar a administração da loja com os estudos. Thayla aprendeu que o empreendedorismo vai muito além de apenas vender um produto. Ela descobriu que empreender é além de administrar a empresa, é administrar valores, processos e principalmente pessoas. Com a inexperiência no ramo, Thayla teve que fechar as portas de sua loja para continuar seus estudos.

$ads={2}

Em 2018, Thayla se tornou engenheira civil e teve o seu primeiro filho. Recém-formados, o marido de Thayla sugeriu que ela montasse uma construtora e incorporadora, uma vez que os dois estavam desempregados. O casal então abraçou a ideia e deu início ao novo empreendimento. Foram muitos os obstáculos que enfrentaram ao longo do caminho. Dificuldades financeiras, gestão de pessoas, local para instalar a empresa e muitos outros. A nova empreitada exigiu muito de Thayla, que contou com a ajuda de sua mãe e de seu marido para dar início ao seu novo negócio. Apesar dos inúmeros desafios, Thayla finalmente conseguiu iniciar as atividades de sua empresa.

Localizada em Igarapé Grande e com Thayla a frente da empresa, a Uchôa Engenharia é uma das maiores empresas de construção civil do Médio Mearim e atua em toda a região. Além de estar no comando da empresa, Thayla também é uma engenheira da equipe da construtora.

Foram muitos anos até enfim conseguir concretizar o meu sonho. Não foi fácil a caminhada até aqui. Muitos momentos tensos de tristeza , noites em claro e muito desânimo, mas com muita fé em Deus, persistência e perseverança no que eu buscava e acredito, consegui construir o meu grande sonho.

O mais importante no empreendedorismo é aprender a vender. Tenha sempre em mente que o cliente é seu patrão, mas nem por isso ele sempre tem razão. Uma empresa gira em torno de três pilares: pessoas, processos e vendas. Toda empresa de sucesso sabe balancear os três. Se um deles não eu estiver presente não existe empreendedorismo. Nunca desista dos seus. Valorize o seu começo e principalmente aprenda com seus erros. O caminho é lento, então, aproveite o seu processo sem se cobrar muito.

Além de especialista em obras, licitações e gerenciamento de obras, Thayla presta consultoria e treinamento empresarial e usa suas redes sociais para orientar empreendedores a seguirem o caminho certo rumo ao sucesso empresarial.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato