A mulher e a sua força: conheça a trajetória de Kézia Saldanha


Nascida em Esperantinópolis e criada no povoado Palmeiral, Kézia Saldanha Feitosa nasceu no dia 02 de novembro de 1981. Desde muito pequena aprendeu a empreender. Começou a trabalhar ainda aos 07 anos ajudando os seus pais com a venda de queijos e o com o comércio da família, onde saía por todo o povoado vendendo queijos de porta em porta. Todos os dias após chegar da escola, Kézia ia ajudar a mãe com os a fazeres de casa e o comércio. 

Aos 17 anos Kézia casou-se e aos 18 teve a sua primeira filha. Com dificuldades financeiras, a jovem, seu marido e a filha viajaram para Águas Lindas em Goiás, em busca de melhorias para a família. Após um ano com muitas dificuldades e sem sucesso na busca de melhores condições, a família retorna à Palmeiral. Com experiência em vendas desde de criança, Kézia decidiu abrir seu próprio negócio e o empreendedorismo foi onde se encontrou. Então, passou a trabalhar com a venda de cosméticos. Tempos depois surgiu para Kézia uma oportunidade de emprego. A prefeitura do município a contratou para lecionar na escola do povoado para o ensino fundamental e Kézia aceitou a oferta mesmo sem experiência na área e passou a trabalhar como professora e empreendedora. Ao adentrar a sala de aula, Kézia se deparou com muitos desafios, mas ainda assim seguiu firme e continuou se empenhando para executar o seu trabalho com excelência. Buscando permanecer em sala de aula, Kézia realizou a prova do concurso público do município e foi aprovada em 2007, onde continuou a lecionar em Palmeiral.

Quando finalmente estava se estabilizando, seu irmão descobriu um câncer. A descoberta da doença trouxe muito sofrimento para toda a família, que enfrentou muitas dificuldades na busca do tratamento da enfermidade. Mesmo diante de muita luta em busca da cura, em 2010 o irmão de Kézia faleceu, o que a deixou sem chão. Kézia se deparou com o pior momento de sua vida. Ao perder o irmão a jovem ficou desolada e viu-se à beira da depressão. Além da perda do irmão, Kézia enfrentou o processo de separação de seu marido, outra situação muito triste em sua vida. Foram muitos anos buscando a superação. Após dois anos lutando para enfrentar a dor da grade perda, Kézia iniciou sua graduação em História.

$ads={1} 

Com o objetivo de criar estratégias e incentivar a participação da mulher no cenário político, além fortalecer a atuação feminina nos espaços de poder e decisão do município, em 2020 Kézia decidiu candidatar-se a vereadora pela primeira vez. Quando o período de campanha aproximou-se, Kézia perdeu a sua mãe e mesmo abalada com a dor da perda imensurável, Kézia permaneceu firme com a sua candidatura e lutou até o último minuto em busca de ser eleita, obtendo 117 votos. Apesar de não vencer a eleição, Kézia continua firme na luta pelos direitos das mulheres e se compromete com o fortalecimento da atuação feminina na sociedade, que deve ser cada vez maior e mais significativa segundo ela.

Hoje Kézia é casada, tem duas filhas e uma netinha. Professora da rede pública municipal, é graduada em História e Teologia e pós-graduada em História, além de ser empreendedora. Sua maior força vem de Deus, que mesmo diante das maiores provações de sua vida, Kézia sempre se manteu forte e determinada para lutar pelos seus ideais. Tudo graças a sua fé, que é o que lhe mantém de pé para enfrentar as adversidades todos os dias, afirma Kézia.

$ads={2}

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato