Grandes perdas e grandes feitos: conheça Noelma Menezes

Filha de um agricultor e de uma quebradeira de coco, Noelma de Souza Lopes Menezes nasceu em esperantinópolis no ano de 1989. Aos 5 anos, Noelma e sua família se mudaram do povoado Pela Galo para o povoado Lagoa do Angico no município de Barra do corda em busca de melhores condições de vida. Desde cedo Noelma já era muito dedicada aos estudos e aos 6 anos a menina sonhadora ingressou na escola já alfabetizada. Sua mãe passou a trabalhar como professora no município e sempre incentivou a filha a buscar novos horizontes através da educação.

Aos 9 anos, em busca de melhores condições de estudo, Noelma teve que se separar de seus pais para morar com a irmã no povoado em que antes morava com a família. Apesar da distância e da falta que sentia dos seus pais, a menina decidiu que para o seu desenvolvimento e realização de seu sonho, era necessário fazer esse sacrifício, então, ainda muito criança, foi morar com a irmã em busca de um dia se tornar professora.

$ads={1}

Com o passar dos anos, a doce menina cresceu e com isso, muitos desafios entraram em seu caminho. Em 2000 Noelma perdeu sua irmã, que deixou duas filhas pequenas. A jovem e a família ficaram sem chão com a perda da irmã. Com duas órfãs na família os pais de Noelma passaram a criar as netas. A partida de sua irmã deixou a jovem muito abalada e sem saber o que fazer, mas apesar de toda a dor, Noelma não se deixou levar pelo sofrimento e continuou indo em busca do seu sonho. Dois anos depois a jovem enfrenta mais uma grande perda. Dessa vez, um de seus sobrinhos faleceu. Desacreditada e profundamente triste, Noelma viu-se em mais um momento muito difícil de sua vida e apesar de todo o abalo e sofrimento teve que continuar e mais uma vez seguir com seus estudos em busca de alcançar a sua meta. Anos depois, os pais de Noelma retornam para o povoado Pela Galo, onde passam a morar novamente e a jovem volta a morar com seus pais. Reunidos, a família enfrenta muitos momentos difíceis, pois além da dor das perdas passaram muitas dificuldades financeiras, o que intensificou a triste situação.

Quando Noelma finalmente estava se reerguendo, mais uma tragédia marcou a sua vida. Em 2005 a jovem perdeu a sua mãe, o que deixou a sua vida de ponta cabeça. Desolada, a jovem via a tristeza de seu pai de toda a família com mais uma perda e viu a necessidade de tomar as rédeas da situação, e, com apenas 15 anos Noelma decidiu assumir a grande responsabilidade de cuidar das sobrinhas pequenas e do seu pai. Vendo a fragilidade da família, a jovem buscou forças em Deus a todo momento para continuar e conseguir lhe lidar com a situação. Entre lágrimas e crises, Noelma seguiu a sua jornada cuidando da família e dos seus estudos. Ao longo do dia a jovem se dividia entre estudante e dona de casa. Pela manhã Noelma cuidava dos afazeres da casa e à tarde saía do povoado a pé rumo a escola, que ficava na cidade. Apesar da jornada exaustiva, a escola permaneceu sendo um lugar mágico para Noelma, o que fazia com que todo o seu esforço valesse a pena. Passados os anos, Noelma conhece Maurício, o seu futuro esposo. Algum tempo após se conhecerem os dois começaram a se relacionar e vendo a forte conexão um com o outro, os dois decidem se casar. Após o casamento a jovem se muda para Serra da Aristóteles, povoado em que Maurício morava. Agora casada e morando ainda mais distante da escola, a jovem continua estudando na cidade e mesmo com muitos obstáculos para conseguir frequentar a escola, a jovem consegue concluir o ensino médio e em seguida o magistério.

$ads={2}

Após dois anos de casada, Noelma engravida e tem o seu primeiro filho. Com seu ensino médio e o magistério completo, a jovem então passa a se dedicar exclusivamente a sua família e anos depois lhe surge a oportunidade dos seus sonhos. Noelma foi convidada a lecionar na escola do povoado. Muito entusiasmada, a jovem prontamente aceitou a proposta, onde teve o seu primeiro contato com a sala de aula sendo professora. Passados os anos, ainda mais encantada com a sala de aula, Noelma busca mais conhecimentos e habilidades para lecionar e então entra na faculdade, um dos maiores desafios que já surgiu em sua vida.

Noelma enfrentou muitas dificuldades ao longo de sua graduação. Entre sol, chuva e muitas lágrimas, Noelma se deslocava até Poção de Pedras todos os fins de semana para a faculdade. Tempos depois, Noelma fez um vestibular, onde foi aprovada no curso de Letras. Determinada a ingressar na universidade e mesmo já estando na Faculdade, Noelma decide ficar nos dois cursos simultaneamente. Além de cursar duas graduações, Noelma tinha que trabalhar na escola e cuidar da casa e de sua família, o que deixou a sua rotina muito exaustiva. O cansaço era imenso, mas o sonho era maior ainda. Apesar da dificuldade em conciliar seus afazeres, Noelma contou com apoio da família para conseguir realizar todas as suas tarefas. O tempo passou e após cinco longos anos de muitos desafios, lágrimas desespero, gravidez e muito mais, Noelma finalmente conclui as suas duas graduações e enfim realiza o sonho de sua vida, onde descobriu a raiz do seu empoderamento.

Hoje Noelma é professora e gestora escolar. Possui duas graduações, além de ser mãe de três filhos e dona de casa.

"Uma frase muito marcante em minha vida e que serve de reflexão para todos é a frase do livro de Alice no país da maravilhas, frase essa que minha sábia mãe sempre me dizia:

'Quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho leva', então, que tenhamos sempre objetivos, foco e persistência, só assim conseguiremos realizar os nossos sonhos", afirma Noelma.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato